Exposição “Tradição e Elegância: A Alta Costura de Celina Lucinda no Museu Mineiro”
- Redação
- 23 de set.
- 2 min de leitura
Exposição “Tradição e Elegância: A Alta Costura de Celina Lucinda no Museu Mineiro” celebra os saberes e fazeres da costura tradicional de Minas Gerais

De 2 de outubro a 2 de novembro de 2025, o Museu Mineiro, em Belo Horizonte, abre suas portas para receber a exposição “Tradição e Elegância: A Alta Costura de Celina Lucinda no Museu Mineiro”. Com entrada gratuita, a mostra de moda promove mergulho em uma tradição que atravessa gerações e resgata memórias afetivas: quem não teve (ou ainda tem) na família uma mãe, avó ou tia costureira, responsável por transformar tecidos em histórias de vida?
Nascida e criada em São Vicente de Minas, cidade do Sul do estado reconhecida pela produção de queijos finos, Celina Lucinda cresceu cercada por esse universo do fazer manual. Ao longo de décadas, construiu um acervo que une técnica impecável, sofisticação e um profundo respeito pela tradição artesanal mineira. Somente recentemente passou a se reconhecer como artista, mas já vinha, há anos, lapidando sua identidade criativa por meio da alta costura.
A exposição apresenta uma seleção de suas peças mais marcantes, revelando a riqueza dos detalhes e a precisão dos acabamentos, além do olhar sensível de quem vive a costura desde jovem e, hoje, a enxerga como um verdadeiro patrimônio imaterial. Ao ocupar o espaço do Museu Mineiro, a mostra conecta o público da capital às raízes de um saber que nasce em pequenas cidades e ganha novo fôlego no cenário da moda contemporânea.

Celina é hoje também uma mestra formadora, transmitindo seus conhecimentos a jovens costureiras em sua oficina, preservando técnicas e incentivando que novas gerações se apropriem dessa tradição para reinventá-la. Sua produção recente tem revelado, inclusive, o potencial de São Vicente de Minas como mais um polo criativo e de moda no estado.
Em 2025, uma simples aula gravada em vídeo, publicada despretensiosamente na rede social YouTube, com ajuda de seu filho — responsável também pela produção da exposição —, alcançou mais de 30 mil visualizações em poucos dias, mostrando como seus saberes artesanais dialogam com o presente e despertam curiosidade em diferentes públicos de diferentes gerações. Além disso, Celina vem participando de programas de incentivo, sendo reconhecida por instituições e editais de descentralização e fomento à cultura.
A mostra, contemplada pelo Fundo Estadual de Cultura (FEC) por meio do Edital FEC 10/2024 – Passarela Liberdade, é uma realização da Hiperativa Empreendimentos Criativos e se afirma como uma homenagem viva ao fazer da costura, à memória afetiva das famílias mineiras e ao protagonismo de uma mulher que transformou sua trajetória em arte.
SERVIÇOS
Exposição: Tradição e Elegância: A Alta Costura de Celina Lucinda no Museu Mineiro
Local: Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, nº 342, Lourdes, Belo Horizonte – MG
Abertura: 2 de outubro de 2025 (quinta-feira), das 12h às 19h
Visitação: 2 de outubro a 2 de novembro de 2025
Terça a sexta-feira: das 12h às 19h
Sábados e domingos: das 11h às 17h
Entrada gratuita
Comentários