Lançamento da Incubadora Criativa do C.criA
- Redação
- 22 de set.
- 3 min de leitura
O lançamento da Incubadora Criativa do C.criA reuniu selecionados em três dias de imersão. O C.criA – Centro de Negócios Criativos | Hub Ouro Preto deu a largada na Incubadora Criativa, programa com 9 meses de acompanhamento que vai acelerar seis iniciativas locais da economia criativa por meio de mentorias, trilha de capacitação, plano de metas e acesso ao coworking. O ciclo de abertura aconteceu em encontros presenciais nos dias 16, 17 e 18 de setembro, com o mentor Celmar Ataídes Júnior na sede do Hub Ouro Preto (Rua Coronel Serafim, 356 A, bairro Antônio Dias).
Sobre os selecionados (turma 2025/2026)
Aghata Lorenna C. Sotero | CACAU — Moda artesanal em crochê e bordado, estética contemporânea e posicionamento autoral.
Ângela Silvestrin Poletto | Oficinas Escalada — Turismo de natureza e esporte de aventura com ações formativas para mulheres e jovens.
Carlos José Gomes | Leve Ouro Preto — Marketplace de produtos regionais aliado a portal turístico-cultural.
Cia 2x2 — “Quintal dos Saberes”: educação socioambiental, hortas e vivências intergeracionais.
Bernardo Augusto E. Araújo | Coletivo Vila Pobre — Arte periférica, oficinas, saraus e formações com impacto comunitário.
Alessandro Magno de Jesus | APAOP — Difusora Ambiental Ecológica: plataforma integrada (site, podcast, webrádio e lives) para notícias e educação ambiental em Ouro Preto.
A seleção dos projetos para a Incubadora Criativa do C.criA foi realizada por meio de edital público, amplamente divulgado nos canais oficiais e redes sociais do hub. O processo garantiu transparência e igualdade de oportunidades, com inscrições abertas, análise técnica das propostas e critérios de aderência à economia criativa, impacto no território e viabilidade de execução.
Lançamento da Incubadora Criativa do C.criA
O lançamento da Incubadora Criativa do C.criA, contou com uma imersão, onde a turma se apresentou, mapeou potencial de mercado, desenhou metas de curto prazo e estabeleceu rotas de cooperação com o poder público. A programação contou com a participação do CONDES — Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, que apresentaram políticas, instrumentos e oportunidades de integração. Para o diretor de Economia Criativa da Prefeitura, Luiz Viana, “é fundamental conhecer quem está movimentando a cadeia criativa no território e conectar gestão pública e empreendedores para acelerar resultados.”
O programa
A Incubadora Criativa oferece mentorias personalizadas, formações práticas, plano de ação com metas mensais, acesso ao coworking e visibilidade nos canais do C.criA. O objetivo é estruturar e escalar negócios sustentáveis, ampliar mercados e fortalecer a rede que movimenta cultura e economia em Ouro Preto.
Celmar Ataídes Júnior (mentor responsável) destaca que: “A força da incubadora está na rede. Durante 9 meses, combinamos mentoria, coworking e visibilidade para acelerar decisões, abrir portas e consolidar negócios criativos que geram valor real para Ouro Preto.”
Próximos passos: a partir desta semana, os incubados iniciam atendimentos 1:1 e ajustes de produto/serviço, seguindo um cronograma de metas de 30, 60 e 90 dias.
Serviço
Incubadora Criativa do C.criA — Lançamento e primeiros encontros
Datas: 16, 17 e 18 de setembro (14h–17h)
Local: C.criA | Hub Ouro Preto — Rua Coronel Serafim, 356 A, bairro Antônio Dias
Instagram: @ccriahub
Sobre o C.criA
O C.criA – Centro de Negócios Criativos | Hub Ouro Preto é uma iniciativa idealizada pela Hiperativa Empreendimentos Criativos, com gestão compartilhada com a Cia 2x2 e apoio financeiro do CONDES — Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto. Atua em formação, incubação, residência criativa e programação cultural para fortalecer a economia criativa do território.
Comentários